Pesquisar no blog

5 de abr. de 2013

Fotor for Desktop


O Fotor é um editor de imagens consagrado — ele já possui versões para navegadores, para o Windows 8 e para o iOS e Android — que acaba de ser lançado também como aplicativo para a Área de trabalho.
Este editor simples porém bastante interessante permite que você transforme as suas imagens com alguns cliques. É possível mexer em ajustes básicos como brilho, contraste, balanço de cores e nitidez, aplicar filtros e bordas e até configurar um efeito “Tilt-Shift” para que os objetos na sua fotografia pareçam miniaturas.

Configurações de cena

Ao abrir a imagem, a primeira configuração possível é um ajuste de cena que corrige problemas de iluminação da fotografia de acordo com o seu tipo. Por exemplo, fotografias tiradas na neve ou na praia, locais nos quais o ambiente geralmente é muito claro, tendem a estourar o branco muito facilmente; a opção “Sand/Snow” procura corrigir isso.
Use ajustes de cena para balancear a iluminação
Nem sempre a melhor solução para balancear a iluminação é aquela que bate com a situação da foto, no entanto. Por exemplo, essa foto acima foi batida em uma cidade, porém o melhor ajuste para a iluminação de fundo foi justamente a configuração especial para areia e neve. Teste todos para saber se algum deles oferece benefício para a sua fotografia.

Crop e ajustes

A maior parte dos editores de fotografia possui alguns ajustes básicos manuais e este é o caso também no Fotor. Usando barras deslizantes, você pode ajustar brilho, exposição, saturação e contraste, além de balancear o branco e a nitidez.
Ajustes básicos de fotografia
Para quem gosta de dar um ar antigo à imagem, uma ferramenta de criação de vinheta pode ser usada, e ela possui uma interessante função: se um filtro que você aplicou criou uma vinheta muito forte, é possível usar essa opção para o lado esquerdo, que tem o efeito contrário, retirando a sombra dos cantos.
Já o crop, no Photoshop, é uma ferramenta que corta a imagem e permite que você alinhe fotografias tortas. No caso do Fotor, isso é feito em duas etapas. Na guia “Crop”, é possível cortar ou redimensionar a foto; na guia “Adjust”, existe a opção “Straighten”, que alinha a angulação.

Efeitos e bordas

Escolha o efeito e ajuste a opacidade
O Fotor é um editor perfeito para quem gosta de filtros prontos, já que ele tem vários efeitos e permite que você controle a opacidade de cada aplicação. Clique sobre uma miniatura para ver como ela afeta a fotografia e use o controle deslizante para diminuir a quantidade, se for preciso.
Os efeitos são divididos em cinco tipos: “Classic”, que traz algumas interessantes alterações de cores; “Lomo”, para quem gosta da arte da lomografia; “B&W”, com diferentes nuances em preto e branco, “Vignette”, com efeitos retrô e, por fim, “Art”, com texturas e aplicações artísticas. É possível aplicar apenas um efeito na fotografia.
Aplique molduras para enfeitar a sua fotografia
Depois de escolher o filtro, você pode aplicar uma moldura na sua foto, bastando clicar em “Border” e ver qual modelo combina melhor com a sua fotografia. Não existem ajustes de tamanho e opacidade para as bordas, mas a maior parte delas é pequena e não ocupa muito espaço da imagem.

Tilt-Shift

Se você não conhece essa técnica, pode ler mais sobre o assunto aqui. Com o Tilt-Shift, é possível criar a impressão de que objetos gigantes nas fotos são miniaturas, bastando controlar o foco. A ferramenta do Fotor permite desfocar a parte de cima e de baixo da foto e, com um ajuste de exposição e saturação, é possível conseguir ótimos resultados.

Compartilhar e salvar

O Fotor segue a linha dos editores de fotografia mais atuais, voltados principalmente para os dispositivos móveis: é possível compartilhar para as redes sociais diretamente pelo aplicativo. Você pode mandar a sua imagem para o Flickr, Facebook e Twitter com apenas alguns cliques, juntamente com uma mensagem para os seus contatos.
Envie as imagens diretamente para o Facebook
Outro detalhe interessante é que, ao salvar a foto, o aplicativo automaticamente pega o nome do arquivo original e adiciona a terminação “_Fotor”, para que as imagens não sejam substituídas e você as mantenha sem alteração juntamente com a editada. Se você não quiser ficar com as duas fotografias, basta mudar o nome antes de salvar.


Nenhum comentário:

Postar um comentário