Pesquisar no blog

2 de abr. de 2013

Thumbscrew, USB


Thumbscrew é um aplicativo minúsculo e totalmente simples cuja função é bastante clara: bloquear a execução automática de dispositivos USB em seu computador, evitando que, deste modo, sua máquina venha a ser infectada.
-->
Além de pequeno e simples, este software não precisa ser instalado, o que torna sua utilização ainda mais prática por qualquer um. Assim você tem uma ferramenta eficiente e nada complicada de ser usada, pronta para evitar que seu computador sofra com pragas virtuais que podem vir através de dispositivos USB mesmo sem você saber.
Como isso funciona?
Thumbscrew funciona de um modo também muito simples: ele funciona a partir de um ícone presente na bandeja do relógio do Windows e para ativá-lo, clique sobre ele uma vez para abrir seu menu e então selecione a opção “Make USB read only”. Depois de ativar esta opção (tornar o USB apenas leitura), insira o dispositivo e note que ele não será executado automaticamente (a função “autorun” que abra uma janela solicitando a seleção de uma tarefa para aquele dispositivo).
É exatamente ai que o Thumbscrew está agindo, pois ele trava esta opção, evitando que qualquer aplicativo presente no dispositivo USB venha a ser executado automaticamente, sem a sua autorização. Se você utiliza seu dispositivo USB em computadores públicos (faculdades, lan houses, empresas, bibliotecas, etc.) as chances de ser infectado são bastante grandes, logo, seu computador pessoal também está em risco.
-->
Tudo o que o Thumbscrew faz é criar uma a seguinte linha de comando no registro do Windows:
HKEY_LOCAL_MACHINESystemCurrentControlSetControlStorageDevicePoliciesWriteProtect
Desta forma, ao travar a opção de execução automática do pendrive, você evita que qualquer uma dessas possíveis pragas venham a tomar conta de sua máquina, gerando vários transtornos. Assim, além de não executar automaticamente o dispositivo, ele permite que você o utilize normalmente, inclusive utilizando um programa antivírus para verificar problemas e removê-lo caso realmente existam.
Dispositivo habilitado para execução automática
Dispositivo habilitado apenas para leitura
Bloqueio será padrão no Windows 7
Se você achou interessante a idéia do Thumbscrew, saiba que a nova versão do Windows, o Windows 7, virá com algo semelhante “de fábrica”. Diferentemente do que acontece em outras versões, como por exemplo o Vista e o XP, o 7 não executará automaticamente dispositivos USB, ou seja, terá uma medida a mais de proteção contra infecção via USB.
Proteja seu computador travando a execução automática de qualquer dispositivo USB com apenas dois cliques.

Thumbscrew

Nenhum comentário:

Postar um comentário